27/08/2012

Importar bookmarks do Delicious para Google Chrome.

Já há quase quatro anos que uso o Delicious para guardar os meus bookmarks. Na altura pareceu-me o gestor de bookmarks online mais adequado às minhas necessidades, dos vários que testei, dentre eles o Google Bookmarks, já que permitia-me fazer o seguinte:

  • Ver num qualquer computador, os bookmarks guardados. É só aceder ao sítio do Delicious.
  • A existência de extensões para os diferentes navegadores, o que permite que um utilizador guarde um link com apenas dois cliques. Não encontrei esta facilidade nos restantes gestores de bookmarks.
  • Sistema de labels, e datação de bookmarks, o que é-me particularmente útil, já que frequentemente não consigo recordar-me do título da página que guardei. Eu sei, sou mesmo distraído.
  • É extremamente fácil de usar.
No entanto, o Delicious é um serviço de Bookmarking social, e como tal, o uso que lhe dou não é o mais adequado, já que os links guardados por omissão, são públicos, e não é isso que eu pretendo.

Sendo eu um utilizador intensivo do Google Chrome e como no futuro existe a possibilidade de integrar a gestão dos bookmarks do browser com a da versão online, está na altura de dar-lhe  uma nova oportunidade.
Aqui está a descrição do processo de migração do serviço de bookmartking social Delicious para o Google Bookmarks.

  • Preencha os campos "del.icio.us username" e "password" e clique em "Export to Google Bookmarks".
  • Deverá ser redirecionado para a sua página do Google Bookmarkstem que ter a sessão da conta Google iniciada – e se tudo correr aparecerão todos os bookmarks a serem importados.
  • Selecione os que deseja importar, e clique em Import.
  • E o processo está concluído.

Pelo que pude pesquisar não existe ainda nenhuma extensão para o Google Chrome, que permita rapidamente guardar um link, tal como é feito usando as extensões disponibilizadas pela comunidade Delicious para os diferentes navegadores, e como tal a única alternativa funcional que encontrei para o Google Chrome foi este bookmarklet que pode ser encontrado aqui.

É esta, a função javascript “executada” na barra de bookmarks do Google Chrome.

javascript:(function(){var a=window,b=document,c=encodeURIComponent,d=a.open("http://www.google.com/bookmarks/mark?op=edit&output=popup&bkmk="+c(b.location)+"&title="+c(b.title),"bkmk_popup","left="+((a.screenX||a.screenLeft)+10)+",top="+((a.screenY||a.screenTop)+10)+",height=420px,width=550px,resizable=1,alwaysRaised=1");a.setTimeout(function(){d.focus()},300)})();



A propósito, o comparativo de vários gestores de bookmarks online:


Fonte:
(1)

0 comentários:

Enviar um comentário