24/04/2012

Libertar espaço na partição c do Nokia E63

Os 110 MB da partição C: do Nokia E63 podem parecer uma quantidade generosa de memória suficiente para instalar várias aplicações e ainda para guardarmos algumas fotografias e músicas. Mas se usarmos o telemóvel durante algumas semanas, instalarmos algumas de aplicações “mais pesadas” – em particular jogos recentes que ocupam vários MB -, temas, e usarmos o browser regularmente rapidamente nos apercebemos que os 110Mb de espaço inicialmente disponíveis estão reduzidos a uma pequeníssima fração. O problema é que a falta de espaço é notada normalmente nas piores alturas, ou seja, quando tentamos instalar uma aplicação importante em C: ou quando estamos para tirar aquela fotografia naquele momento crítico e nos apercebemos que estamos sem espaço livre suficiente em disco.


Para ganhar alguns MB de memória livre na partição do sistema podemos fazer algumas das seguintes ações, de forma a evitarmos os constrangimentos referidos anteriormente:

•    Apagar os anexos das mensagens de sms ou email.
•    Apagar os downloads realizados que já não são necessários ou copiá-los para outro dispositivo ou para a partição E:\ do telemóvel.
•    Remover aplicações que não sejam importantes.
•    Usar o gestor de ficheiros Y-Browser e apagar o conteúdo da pasta c:\cache. (apagar a cache dentro do browser não é suficiente)
•    Apagar o conteúdo da pasta c:\system\temp\

Se estes conselhos não ajudarem a única solução é a drástica, ou seja, reinstalar o sistema operativo e instalar novamente as aplicações importantes.

Atualizado em 29/04
PS. Caso tenham instalado o Sugarsync e o usem com regularidade, isto é, caso façam muitos downloads através desta aplicação, e notem que o espaço livre da partição C: é muito menor do que seria de esperar, o culpado é seguramente esta aplicação. Desinstalei-a e reinstalei-a e recuperei 45MB.



0 comentários:

Enviar um comentário