04/04/2012

Depois de fazer hard reset ao Nokia fiquei sem Nokia Store

Devido à instalação de um tema visual que supostamente seria tanto para Symbian S60v3 como para S60v5, e apesar de este ter-me avisado que não era aconselhável a sua instalação – não me recordo da mensagem de erro – eu fi-lo à mesma.
Resultado, o telemóvel ficou inutilizável, já que imediatamente após aplicar o tema o telemóvel deixou de responder. Tentei repetidamente reiniciar o telemóvel, mas poucos segundos após o arranque do sistema operativo o sistema ficava de tal forma instável que raramente respondia aos comandos do utilizador e quando o fazia era passado longos segundos. A solução que encontrei para este problema consistia em fazer um hard reset ao telemóvel, mas apesar do meu bichinho ter ficado funcional com a “reposição” do software de origem, o sistema operativo apresentava algumas características estranhas, por exemplo:

  • O facto de algumas definições terem-se mantido da instalação anterior e outras não.
  • Dois ou três programas que deviam ter sido “apagados” mas que continuavam instalados.
  • E o problema mais grave de todos, a aplicação Nokia Store estava inutilizável, isto é, não havia forma de fazer com que a aplicação arrancasse.
Após pesquisar no Google verifiquei que o problema residia na falta de dependências relacionadas com a framework Qt. Basicamente era necessário instalar uns sisx que estavam em falta, e eu não fazia a mínima ideia de quais eram. Mesmo filtrando os resultados no motor de busca por data e de ter procurado durante toda a tarde de domingo não consegui encontrar uma solução para este problema.
Como tal a única alternativa que me restava era repor o software de origem recorrendo ao Nokia Suite -> Ferramentas -> Repor.
Após ter feito a reposição dos valores de origem, foi altura de verificar que tudo estava a funcionar corretamente. Comecei por testar a Nokia Store. Iniciou bastante rápida e estava funcional. Ufa, menos uma coisa a preocupar-me. No entanto esqueci-me de desativar a Internet no telemóvel via 3G, ou seja, a brincadeira custou-me €1. Desactivei a internet via 3G e agora era só reinstalar o software que precisava e repor os contactos e o calendário via Mail for Exchange e teria o telemóvel a funcionar como há dois ou três dias.



0 comentários:

Enviar um comentário